Samstag, September 23, 2006

Há um ano atrás


Neste dia, a esta hora mas há precisamente um ano atrás, eu chegava aqui. Para trás, tinha ficado muito mais do que as duas amigas que me levaram ao aeroporto. A agremiação, os amigos da agremiação, os que ainda não eram amigos da agremiação mas poderiam vir a ser, o grupo da agremiação, a formação nas empresas e na escola, a família, o convívio com os amigos, as conversas especiais com amigos especiais, a…o….e ainda… Basicamente, tinha ficado para trás a minha vida. Iria ter que recomeçar uma. Um país novo, uma nova língua (da qual eu não tinha conhecimento), uma cultura diferente, um futuro… incerto!
Como sempre disse (e continuo a dizer): a vida é…pessoas. Se naquele momento sentia que devia largar o presente para me agarrar a um futuro incerto, assim o fiz. Não me arrependo da decisão. Quando somos sinceros connosco e sabemos interpretar os nossos sentimentos, as decisões acabam por ser lógicas e simples. Só temos de seguir o coração, pensando com a cabeça.
Um ano depois, o que mudou? Já nada me é estranho. Conheço a língua o suficiente para lidar com as pessoas e tratar dos meus problemas, consegui a entrada na Universidade (passando três etapas na aprendizagem da língua), conheço bem a cidade onde me desloco e conheço pessoas. O futuro é…certo, se é que o futuro pode ser certo. Pelo menos, este futuro é muito mais certo do que o futuro de há um ano. E agora? Será que nesta nova etapa deixo para trás alguma coisa? Não! O que é importante, levo comigo: a minha personalidade, os meus valores, as minhas qualidades e os meus defeitos. Ah! Quase que me esquecia! Levo a música também. Minha eterna companheira.

3 Kommentare:

Anonym hat gesagt…

Tal como o ano que passou, muita àgua fluiu na corrente, mas o mais importante é que: chegaste na mesma perspectiva em que foi tirada a foto, "desenquadrado", mas agora já lhe pertences...investiste na "foto", agora torna-a ainda mais bela, se possível...P.L.

Anonym hat gesagt…

Chiça, é preciso coragem! Mas tu isso tens de sobra...

Irmão Hugo

raquel hat gesagt…

Conheço a língua, conheço a cidade... e sei que não é fácil. Mas conheço-te a ti também, esses valores, essas qualidades e a personalidade de que falas. Por isso, estou serena. O futuro que se prepare... estás para ficar! Saudades... muitas. SV