Samstag, September 16, 2006

Game Over = Start Over


Uma das coisas que preencheram a minha infância foram os jogos electrónicos. Ia jogá-los para casa de amigos. Na altura, não havia nada destes gráficos e sons que existem hoje. Jogava-se no ZX Spectrum 48K, os jogos eram carregados por cassete, não se podia "guardar" os jogos para continuar no dia seguinte, os gráficos eram pobres, os sons também... mas era uma emoção enorme jogá-los. Mas o que eu gostava mesmo era das vidas extras. Em cada jogo tínhamos um número limitado de vidas. Com astúcia, persistência e alguma sorte, podíamos arranjar mais alguma. E aí, o ego enchia-se. Basicamente... podíamos perder mais uma vez que estava tudo bem. Ora, a sensação de aparecer-nos a mensagem "Game Over" era horrível. «Logo agora que estava quase a passar de nível?», «Bolas. Tenho que começar tudo de novo». Estas eram duas das frases recorrentes nesta altura. Mas pronto. Sabíamos as regras e íamos acompanhando pelos gráficos o número de vidas que tínhamos. Logo.. o jogo era claro e limpo.
Agora imaginem o que é jogar um jogo no qual não têm vidas. Nem as normais, nem as extras. Têm simplesmente aquela com que começaram a jogar. Mas.. no início do jogo, esse "pormenor" é omitido. Vocês jogam, jogam e jogam. O jogo está a correr bem, os níveis mais fáceis ficaram para trás, os difíceis estão aí mas conseguem ultrapassá-los, o jogo aproxima-se do final, vocês estão empolgados, investem todas as vossas forças neste jogo e...? Vindo do nada, mesmo no meio do nível 564, aparece-vos a fatídica mensagem. «Não há problema. Ainda tenho mais vidas. Nem que seja só uma. Ainda não gastei nenhuma.» Isso pensam vocês. A verdade é que o jogo não vos dá mais nenhuma chance. Nem uma primeira! Apesar de vocês merecerem, apesar das regras serem desconhecidas para vocês, apesar de tudo o que investiram no jogo... E aí? Descemos do cavalo, espetamos a espada no solo, deixamos cair o chapéu de "príncipe dos bons" e partimos para outro jogo.
Eu já joguei um jogo assim. E a sensação é horrível. Acima de tudo, o facto do jogo ter acabado é o mal menor. O que fica é a enorme sensação de injustiça e o facto do jogo não ter sido limpo e claro desde o início. Além disso, a "ranhura para inserir moedas" fechou-se.
«Bom! Acho que ainda tenho aqui algumas moedas. Vou guardá-las para outro jogo. Para jogar quando voltar a apetecer-me. Agora estou cansado de jogar

4 Kommentare:

Anonym hat gesagt…

Que excelente “JOGO” de palavras! Mas vai te voltar a acontecer o que aconteceu quando eras pequeno... a emoção com os jogos era muita apesar dos maus gráficos e sons, que só hoje consegues avaliar!!!! Daqui a uns tempos esse jogo que agora não te deixaram acabar também vai deixar de fazer sentido, porque esse espaço será actualizado e virão novas versões... E ficará simplesmente uma doce recordação!

eradumvelhinho hat gesagt…

Sem dúvida. Daqui a uns tempos...talvez não. Já deixou de fazer sentido!!! Além disso, não sei se ficará uma doce recordação. Tenho memória de elefante, mas só para o que quero. O que passou...esqueço!

Anonym hat gesagt…

Às vezes é preciso ir comprar mais cassetes porque simplesmente deixámos de gostar de jogar os jogos antigos. E pior que a sensação do "Game Over" é a sensação de os jogos que temos simplesmente terem sido ultrapassados.
Vai comprar mais cassetes que os novos jogos vão trazer outra vez a vontade de chegar ao último nível.
É claro que nem tudo são rosas, pois à medida que os jogos evoluem, demoram cada vez mais tempo a carregar no ZX spectrum...

eradumvelhinho hat gesagt…

Exacto Afonso. Já tenho aqui alguns jogos em lista de espera. Mas estou a pensar também em evoluir o computador. Temos que acompanhar a evolução dos jogos. Quando tiver o novo computador...já posso jogar. Até lá, vou lendo os manuais dos jogos.