Donnerstag, Oktober 25, 2007

Considerações universitárias (alemãs) I


O horário dos diferentes cursos, de todas as faculdades (são 14 no total) está organizado exactamente da mesma forma. Existem as chamadas Doppelstunde (hora dupla, em português ).Cada uma corresponde a 90 minutos e vão-se sucedendo ao longo do dia, sempre com intervalos de 20 minutos entre cada uma (não existe hora de almoço). A 1.DS é das 7:30 às 9:00 da manhã. A 2.DS das 9:20 às 11:50. E assim sucessivamente ao longo do dia. Até à 9.DS! Os 20 minutos servem para os alunos se movimentarem pelo campus, de preferência de bicicleta, tendo como destino o próximo edifício aonde terão aulas.
As aulas teóricas começam sempre com o mesmo "ritual". O vídeo-projector a mostrar a matéria que irá ser leccionada nos próximos 90 minutos, o professor de microfone sem fios preso ao pescoço (no maior anfiteatro chegam a sentar-se quase 900 alunos) e.... o seu olhar intercalado entre a assistência e o relógio da sala. Assim que o ponteiro dos minutos alcança o minuto desejado, a aula começa. Esse pormenor impressiona nos primeiros dias. Depois, descobre-se um novo significado para a palavra produtividade. De facto, no geral, cada cadeira tem uma aula teórica. Parece pouco. É pouco. Mas é imenso! Em 90 minutos consecutivos, o volume de matéria dado a conhecer ao aluno é impressionante.
A interactividade é muito circunstancial e reduzida . Não existem pausas e nada perturba o professor. De facto, os alemães falam imenso durante as aulas. Estão sempre, sempre a falar. E riem-se. E estão com os portáteis abertos a conversar no MSN. E dormem. Mas o que é curioso, é que eles fazem isso a 3 metros do professor. E o professor? Continua no seu discurso. Existem no entanto algumas excepções. Os professores mais jovens costumam perguntar algo aos faladores. Algo do estilo "Têm dúvidas?". Mas nunca mandar calar o aluno. Reina aqui a tal liberdade universitária apregoada e instituída por Humboldt (que já vem sendo praticado há largas décadas). E isso verifica-se em muita coisa. A começar pela responsabilidade que é passada para os alunos. E a acabar na liberdade de escolha que é fornecida. Por exemplo, na parte avançada do curso (os últimos semestres) os exames são marcados entre cada aluno e o professor de cada cadeira. E este esquema de não existirem obrigações, mas sim deveres e direitos funciona. Funciona na perfeição. Acaba por ser, segundo a minha opinião, o reflexo do resto da sociedade alemã. Como o homem que confortavelmente lê o jornal, numa manhã soalheira de Agosto, ao pé de uma lago, no meio (literalmente) de uma metrópole com 3,4 milhões de habitantes: Berlim.


Banda sonora: Hooverphonic - Eden


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4 Kommentare:

AP hat gesagt…

Fantástico. Obrigado pela descrição.
De qualquer forma, a liberdade dá resultados? Ou nem por isso?

eradumvelhinho hat gesagt…

Sim.Dá resultados.Claro que tudo depende de nós.A maior parte do trabalho e da responsabilidade está do nosso lado.Ok.Sempre foi assim.Tudo bem.Mas dou-te um exemplo. Em determinadas cadeiras tempos trabalhos práticos para apresentar.Para realizá-los são necessárias programas complexos.Estes programas não são aprendidos durante as aulas (quer teóricas ou práticas).A única coisa que eles têm de garantir, é que os mesmos se encontram instalados nas diferentes salas de computdaores da faculdade.A partir daí, todo o processo de aprendizagem passa por nós.
Claro que convém referir as condições que nos são dadas.A biblioteca tem livros sobre tudo e mais alguma coisa. E dezenas de cópias dos mesmos.Para teres uma ideia, tenho neste momento 12 livros da biblioteca em casa.Posso ficar com eles 1 mês de cada vez que requisito.E posso renovar esta requisição por duas vezes.Ou seja,no limite, posso ficar com um livro em casa por 3 meses. Já sem falar no horário da mesma.Todos os dias (Sábados também) entre as 8 da manhã e as 24:00.E aos Domingos entre as 10 e as 18!

Ou seja.Dá resultado porque há condições para isso. E com esta reforma de Bolonha, caminha tudo um pouco para estes conceitos de liberdade. A questão é que eles aqui já o fazem há muitos, muitos anos.

AP hat gesagt…

Pois, era o que ia dizer. O espírito de Bolonha é esse. Não sei é se esse espírito se adapta aos tugas... A ver vamos...

raquel hat gesagt…

vocês e esta nova mania de falaram de assuntos sérios... Paulina? Wo bist du Paulina?