Mittwoch, März 07, 2007

Jornalismo televisivo

Estando longe de Portugal, não deixo de seguir com alguma atenção a actualidade noticiosa do país. A internet permite-o. Sempre achei que os telejornais em Portugal são exageradamente longos e fastidiosos. Os directos são na maior parte das vezes inúteis e inconsequentes em matéria noticiosa. Se a eles juntarmos as perguntas sem sentido, está tudo dito.
Ontem o F.C. Porto jogou com o Chelsea. Transmissão da RTP e, no final, as normais entrevistas. Pergunta colocada a Pepe, jogador do FCP: "Pepe. Como foi marcar jogadores tão cotados como Drogba e Schewtschenko? Já os tinha marcado nas Antas e agora aqui.Foi difícil?" Bom. Aqui está uma pergunta que não lembra a ninguém a não ser a um jornalista profissional da televisão pública. Só faltava perguntar o que ele tinha achado de Londres e das lojas. O problema é que isto acontece em todas as áreas e não só na desportiva. Outro exemplo foi o eclipse lunar, esse extraordinário evento que a humanidade ainda não conseguiu perceber como (e porque) ocorre. 1.º a notícia, onde o apresentador fala de tudo o que interessa saber(despachava-se aquilo em 20 segundos). Mas não. É melhor transmitir uma pequena peça, para melhor ilustrar o fenómeno. No final, vem o melhor. Um directo para o observatório de Lisboa. Pela 3.ª vez dão a notícia e depois vem a entrevista da praxe, com as perguntas super-inteligentes. "O que vai acontecer?" "O que vamos ver?" "Eclipse, porquê?" "O que precisamos para vê-lo?" "Estará bom tempo?" Enfim. Os telejornais portugueses são um completo atentado de estupidez aos portugueses. E leva-se 50-65 minutos nisto. Todos os dias do ano. Haja paciência.
Se o Euronews, que é um canal de notícias europeu, consegue em 30 minutos dar as notícias gerais, as económicas, as do desporto, prever o tempo para toda a Europa, dar a agenda cultural e ainda ilustrar um "no comment", que raio de país é Portugal para precisar de uma hora?

Banda sonora: Silêncio.

2 Kommentare:

H. Cardoso hat gesagt…

E depois criticas-me por eu nao gostar da bola? Ora ai esta!

raquel hat gesagt…

ainda tu não viste as novas maravilhas da TV: A Bela e o Mestre, por exemplo. Uma pérola do entretenimento televisivo....